Meta dois.
Dúvidas e certezas.
Estamos concluindo mais uma parte do projeto de aprendizagem, e nesta, enquanto componente e colaboradora desse blog acredito ser a etapa que vai aguçar a imaginação e a aprendizagem do aluno.
Por se tratar essa etapa de formular as dúvidas temporárias e as certezas provisórias do aluno, eles entram num mundo cheio de descobertas e construções.
Essa atividade proporciona uma aprendizagem globalizada podendo ir e vir entre as diversas disciplinas, pois projetos de aprendizagem permitem ao aluno aprender fazendo por meio das questões de investigação que as turmas levantaram, com isso são impulsionados a contextualizar conceitos já conhecidos e descobrir outros durante o desenvolvimento. Para isso faz-se necessário muito trabalho em grupo, determinação e foco e nesse contexto a mediação do professor acontece de maneira gradual sem interferências e sim conjunta.
Eu professora Elielda trabalho com um quinto ano, nossa pergunta de investigação foi " como é a região", cada grupo ficou com uma determinada região brasileira e dentro do tema foram elencando as suas certezas:
# sabiam que o Brasil divide- se em cinco regiões;
# região sul possui três estados;
# se dividiu as regiões de acordo com as semelhanças nas características;
# e algumas outras.
Mas também elencaram as dúvidas temporárias:
# que características são essas que gerou as divisões?
# que estados compões a região...
# qual a população da região...
# entre outras.
Para atender a essas questões os alunos começaram uma pesquisa na biblioteca da escola, como não foi suficiente procuraram auxilio com uma professora de geografia da escola que lhes auxiliou tirando algumas de suas dúvidas e também a professora de informática atuou em uma entrevista realizada por alguns grupos.. Quanto a essa prática, Almeida (2002) relata que o " ...projeto rompe com as fronteiras disciplinares, tornando-as permeáveis na ação de articular diferentes áreas do conhecimento mobilizadas na investigação de problemáticas e situações da realidade."
Essa foi um pouco da experiência com o projeto de aprendizagem com uma turma de quinto ano, minhas colegas de grupo também tem muito a contribuir com seus relatos.
Referências: http://www.eadconsultoria.com.br/matapoio/biblioteca/textos_pdf/texto18.pdf