segunda-feira, 22 de maio de 2017

Meta 3 (Mapa conceitual)

Mapa conceitual:Martenal 1..
O mapa conceitual é uma ferramenta que nos permite organizar e representar, gratificamente o conhecimento. .
Esse mapa foi desenvolvido com os pequenos para sabermos o que foi entendido e  as dúvidas que  foram surgindo. 

Meta 2 dúvidas e certezas

A alimentação saudável é fundamental para garantir a saúde e o bom crescimento e desenvolvimento daa crianças. Ela também previne doenças e evita problemas futuros.
O meu projeto foi sobre alimentação, dentro da sala com os pequenos foi levantada algumas dúvidas e certezas referente ao assunto.
# Dúvidas:
-Como ter uma alimentação saudável?
-Uma alimentação saudável influi em uma vida saudável?
-Comer pouco faz mal?
-Quem come muito chocolate tem mais chance de desenvolver diabetes?
-Qual é o melhor horário para se consumir legumes?
-Arroz engorda?

#Certezas
-Evitar comidas gordurosas;
-Comer frutas e verduras;
-Tomar bastante água;
-Comer devagar;
-Mastigar bem os alimentos;
-Comer diariamente alimentos saudáveis.

O resultado dessa etapa foi surpreendente, pois são muito pequenos para determinadas atividades
A matemática em nosso dia a dia.  (Meta 2)

Com base nas discussões que tivemos em aulas anteriores não nos resta dúvida que o nosso projeto terá como tema gerador 'o por que da matemática'.
Durante as aulas pude perceber que os alunos sabem muito pouco sobre matemática e também tem muitas dificuldades no entendimento dos conteúdos matemáticos.
Relacionado aos cálculos e problemas matemáticos, os alunos tem dúvidas como:
- Como juntar, tirar e acrescentar tudo no mesmo problema?
-Onde está a informação que precisa ser encontrada para que consiga resolver os cálculos?
-Por que não temos um professor só de matemática?
-Saber tabuada é saber matemática?
Com essas dúvidas temporárias também surgem certezas provisórias, mas essas são poucas como:
- O jogo faz parte da matemática.
-A matemática é parte da vida.

Esses questionamentos , estão nos ajudando a dividir as nossas dúvidas e angústias, assim iremos construir soluções mais eficazes e objetivas sobre 'o por que da matemática'.

domingo, 21 de maio de 2017

Mapas conceituais.

Mapas conceituais.

Mapas conceituais agem como instrumentos educacionais, ou seja, são um suporte facilitador na organização da pesquisa, este por sua vez, auxilia na elaboração de estatísticas, separa os conceitos, quantifica. Neste caso é uma ferramenta necessária para o bom andamento do projeto.
Neste projeto de aprendizagem que estamos desenvolvendo com nossas turmas, montamos alguns mapas conceituais para apresentar como está o andamento de cada turma com o desenvolvimento dos projetos.
Mapa conceitual da turma 51 Prof Elielda Martins.
Referências: http://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/mapas.htm


Meta dois Dúvida se Certezas.

Meta dois.
Dúvidas e certezas.

Estamos concluindo mais uma parte do projeto de aprendizagem, e nesta, enquanto componente e colaboradora desse blog acredito ser a etapa que vai aguçar a imaginação e a aprendizagem do aluno.
Por se tratar essa etapa de formular as dúvidas temporárias e as certezas provisórias do aluno, eles entram num mundo cheio de descobertas e construções.
Essa atividade proporciona uma aprendizagem globalizada podendo ir e vir entre as diversas disciplinas, pois projetos de aprendizagem permitem ao aluno aprender fazendo por meio das questões de investigação que as turmas levantaram, com isso são impulsionados a contextualizar conceitos já conhecidos e descobrir outros durante o desenvolvimento. Para isso faz-se necessário muito trabalho em grupo, determinação e foco e nesse contexto a mediação do professor acontece de maneira gradual sem interferências e sim conjunta.
Eu professora Elielda trabalho com um quinto ano, nossa pergunta de investigação foi " como é a região", cada grupo ficou com uma determinada região brasileira e dentro do tema foram elencando as suas certezas:
# sabiam que o Brasil divide- se em cinco regiões;
# região sul possui três estados;
# se dividiu as regiões de acordo com as semelhanças nas características;
# e algumas outras.
Mas também elencaram as dúvidas temporárias:
# que características são essas que gerou as divisões?
# que estados compões a região...
# qual a população da região...
# entre outras.
Para atender a essas questões os alunos começaram uma pesquisa na biblioteca da escola, como não foi suficiente procuraram auxilio com uma professora de geografia da escola que lhes auxiliou tirando algumas de suas dúvidas e também a professora de informática atuou em uma entrevista realizada por alguns grupos.. Quanto a essa prática, Almeida (2002) relata que o " ...projeto rompe com as fronteiras disciplinares, tornando-as permeáveis na ação de articular diferentes áreas do conhecimento mobilizadas na investigação de problemáticas e situações da realidade."
Essa foi um pouco da experiência com o projeto de aprendizagem com uma turma de quinto ano, minhas colegas de grupo também tem muito a contribuir com seus relatos.

Referências: http://www.eadconsultoria.com.br/matapoio/biblioteca/textos_pdf/texto18.pdf

segunda-feira, 24 de abril de 2017

PROJETO DE APRENDIZAGEM X PROJETO DE ENSINO...

Projeto de aprendizagem:Partimos de uma questão de investigação, através desta começamos a pesquisa .O professor é orientador.O alunos constrói o conhecimento de uma forma colaborativa .
Cabe ao professor esclarecer os pontos de acordo ou divergências.O papel do professor é ser mediador, facilitando o conhecimento do aluno. 
Projeto de Ensino:trabalhar a realidade do aluno e o professor quem decide como e de que maneira vai trabalhar o conteúdo. 
No projeto de ensino o professor é o mentor das atividades, o aluno é o receptor desses conhecimentos .O professor possui todo o conhecimento necessário e é ele que transmite. 

No semestre passado, tive o meu primeiro contato com os projetos de aprendizagem, e no começo tive um pequeno estranhamento.
Mas acredito que essas dúvidas que vão surgindo em relação ao projeto, só nos faz pensar em buscar mais.



Projetos

Projeto de Ensino X Projeto de Aprendizagem


        Este semestre nos trouxe novas atividades e explicações sobre projetos, fazendo com que entendêssemos melhor as diferenças entre Projeto de Aprendizagem e Projeto de Ensino. Além das diferenças percebemos o quanto um ajuda o outro deixando o planejamento do professor diferenciado, diante das vantagens que o Projeto de Aprendizagem apresenta.
           Estou encontrando dificuldades em relação ao projeto que estou aplicando na minha turma de berçário, pois são muito pequenos ainda, estão em fase de desenvolvimento, a maioria ainda não fala e o restante está aprendendo as primeiras palavras. Adaptei o projeto de uma maneira que pudessem dar suas opiniões da jeitinho deles.
         É bom ressaltar que nem sempre será possível trabalhar com Projetos de Aprendizagem, pois deve - se atender ao Projeto de Ensino determinado pela a escola. 

Pesquisa na WEB:


Fonte: http://vivendocomciencia.blogspot.com.br/2013/10/diferencas-entre-projeto-de-ensino-e.html

Você sabia? Dia desses durante uma aula no laboratório de informática a aluna Isa encontrou uma curiosidade e trouxe para a sala, para ...